Sítio do Mato nas telas do cinema.

Josualdo Dias 9 de março de 2013 0
Sítio do Mato nas telas do cinema.

Seja através de documentários ou filmes, o município de Sítio do Mato está eternizado pela sétima arte. Infelizmente ainda não se produziu um longa-metragem sobre a sua história, mas a localidade está registrada em sua geografia e beleza nas telas do cinema.

O cinema nacional já usou a cidade como set de filmagem de filmes como Narradores de Javé ,ambientado em Gameleira da Lapa (Distrito de Sítio do Mato), e Espelho D’Água – Uma viagem no Rio São Francisco, com filmagens na sede (Sítio do Mato) e Gameleira da Lapa. Enredos diferentes e com características em comum, a preservação da cultura de um povo e a valorização de suas memórias.

Narradores de Javé

narradores de Javé

 

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa  escrever as histórias.

 

Espelho D’Água – Uma viagem no Rio São Francisco

espelhoHenrique (Fábio Assunção) é um fotógrafo em crise, que decide viajar pelo rio São Francisco. Ao seu encontro parte Celeste (Carla Regina), sua namorada, que deixa o Rio de Janeiro. Durante a viagem Henrique conhece várias lendas sobre o rio e pessoas que dependem dele para viver. Entre eles está Abel (Francisco Carvalho), um homem que conversa com Sidó, sua canoa de um pau só, e Penha (Regina Dourado), que passa aos filhos e netos as lendas da rio.

Certamente muitos sitiomatenses irão se lembrar das filmagens dos filmes no município e dos lugares onde essas histórias ganharam vida.

Deixar uma Resposta »