Para onde foi a saúde de Sítio do Mato!

Karin Ortega 3 de julho de 2012 7
Para onde foi a saúde de Sítio do Mato!

O hospital Municipal Maria Pereira de Macedo em Sítio do Mato deveria ser por sua excelência um local de atendimento emergencial a população Sitiomatense, no entanto, não é isso o que vem acontecendo.

O hospital público em sua estrutura física está todo danificado. Observam-se os desgastes da estrutura do prédio que vem acontecendo ao longo do tempo e não há nenhuma manutenção e/ou reforma por parte do poder municipal.

Ao olhar do lado de fora do hospital, observa-se vidros dos vítreos quebrados e substituídos por papel madeira.

Ao entrar na recepção do hospital, notam-se paredes sujas, com a pintura desgastada e umidade.

A sala de triagem está com infiltração na parede embaixo de uma pia, onde há lodo e a água fica escorrendo pelo piso. O forro de PVC está sujo, precisa-se de reparos nas telhas, pois se percebem marcas de goteiras. As demais salas do hospital não foram vistas.

Há uma grande reclamação em relação ao atendimento, pois o mesmo é precário. Há somente dois médicos no hospital, ou melhor, no município inteiro e que atendem somente por fichas. Quando se acabam as fichas, os doentes precisam voltar as suas casas e retornar no dia seguinte para tentar novamente uma vaga.

Muitos dos casos de emergência são encaminhados a Bom Jesus da Lapa, principalmente na UPA e á Barreiras. No entanto, esses municípios reclamam em receber os pacientes de Sítio do Mato, pois como se sabe, todo município recebe verbas para oferecer uma saúde de qualidade a sua população e em Sitio do Mato, isso não é diferente. Então, não há motivos para ser atendido em outro município, se há como ser atendido no próprio.

Outro problema é a falta de uma maternidade. Muitas mães precisam se dirigir a outros municípios, pois não se realizam em Sitio do Mato,  parto cesárea e o parto normal realizado no município é realizado precariamente. Há descaso também em relação às gestantes da zona rural, pois não há um acompanhamento da gestação e realização devida do parto.

As ambulâncias também deixam a desejar, pois se necessita de reparos e até mesmo substituição das mesmas.

Outro problema são os postos de saúde que deveriam funcionar com qualidade e periodicamente. Alguns foram fechados e outro que se localiza na sede está em reforma, reforma essa que dura há tempos.

O que se pode concluir é que a saúde de Sítio do Mato está precária e a população está abandonada a própria sorte.


Não fora possível fotografar o hospital.

7 Comentários »

  1. kathia 3 de julho de 2012 às 11:49 - Responder

    Esse site chegou na hora certa com objetivos de valorizar a população que por medo vive a deriva, pois não encontra ninguém que fala pelo povo.Vamos valorizar o site que está falando os problemas da nossa cidade que atinge tda a populção. Parabenizo a idéia do Prefessores Osvaldo e Karin, que tiveram ess brilhante idéia. Prabens!!!!!!!!!!!!!.

  2. Fernando Silva 9 de julho de 2012 às 14:42 - Responder

    Acho que pode ter mais denuncia das coisas erradas pra gente que mora em outros município se situar.

  3. Ritinha 24 de julho de 2012 às 13:10 - Responder

    Minha querida tome vergonha na sua cara evai fazer algo que preste ao invés de ficar postando besteira, se vc se acha tão boa dê sujestões para que possamos mudar a realidade do municipio, não simplismente ficar denegrindo a imagem do mesmo, falar dos outros é facil, sabe porque? ” macaco senta no rabo pra falar dos outros neh?” realmente temos que mudar muitas coisas no municipio, mais não é dessa forma que iremos conseguir alguma coisa…

  4. Katia 24 de julho de 2012 às 18:30 - Responder

    Eu não vejo dessa forma Ritinha. Ninguém esta denegrindo município. A realidade é nua e crua aos olhos de quem tem bom senso ver. Creio que o que Karin e Osvaldo estão fazendo é tentar mostrar as noticias da cidade. Quanto o que Karin posta, é problema dela. Ela precisa fazer isso sim, porque só será possível dar sugestões, quando tirarmos a atual gestão, pois a mesma não aceita opinião. Seria interessante que ao invés de se esconder com outro nome no portal, porque não se dirigiu diretamente a ela no facebook? Gosto do portal e continue assim Karin, porque muitos estão apoiando a sua ação.

  5. Marcia 24 de julho de 2012 às 20:16 - Responder

    Eu não sabia Ritinha que falar sobre a realidade do municipio é denigri-lo. Voc~e esta por fora da realidade ou deve ser mais uma que ganha pra não fazer nada? E que que é ser macaco e sentar no rabo? Expressão mais baixa renda hein! Já vi que você não tem classe nenhuma!

  6. Laura 25 de julho de 2012 às 11:42 - Responder

    Temos que denunciar sim. Chega de descaso. Eu apoio e quem é contra é alienado. por isso apoio Orlando e Paulo charles.

  7. Taila 25 de julho de 2012 às 17:50 - Responder

    Engraçado. Se for assim vai ter que se estressar com o Globo rural porque ele mostrou Sitio do mato como a cidade mais miserável do brasil. Ta tudo um caus sim e a unica sugestão é mudar de prefeito. depois disso a gente pode dar as outras sugestões.

Deixar uma Resposta »