A Igreja Católica na Cidade de Sítio do Mato

Karin Ortega 7 de junho de 2012 3
A  Igreja Católica na Cidade de Sítio do Mato

A Igreja católica em Sitio do Mato tem sido agraciada com a presença e permanência de sacerdotes nos últimos onze anos.

Primeiro, porque a Igreja existia como comunidade pertencente ao Santuário do Bom Jesus, ou seja, toda a assistência pastoral, espiritual e de processos eclesiásticos eram realizados em Bom Jesus da Lapa, sobre a orientação dos padres religiosos redentoristas que vinham aos finais de semana para Sítio do Mato. Também contavam com a presença de algumas irmãs que auxiliavam no serviço pastoral. Isso acontecia por carência de sacerdotes diocesanos e também por conta da auto-sustentação da Paróquia.

Entretanto com o aumento de sacerdotes, as paróquias vacantes passaram a ter sacerdotes permanentes, e Sítio do Mato foi contemplado em 1998., não só com a presença de sacerdotes, mas com a instalação propriamente dita da paróquia, ou seja, da Igreja Católica com seu CNPJ próprio.

Portanto foi uma benção de Deus, porque todos os processos de casamentos, batizados, certidões e outros documentos poderão ser realizados nesta cidade, além, é claro, de ter um sacerdote a disposição da comunidade para atender as necessidades dos fiéis.

Por outro lado, a Paróquia ainda possui muitos desafios, sobretudo na área da auto-sustentação, mas mesmo com as dificuldades, eu Padre Jackson, terceiro sacerdote recém chegado a esta cidade, estou me empenhando o máximo para resgatar as coisas boas que tínhamos: como algumas tradições religiosas e projetos pastorais no sentido de organizar e dinamizar a vida da paróquia.

Aos poucos estamos dando passos significativos como: a formação de grupos da pastoral familiar que acompanham os noivos, preparando-os para o casamento e recém casados.    Também fazemos um acompanhamento das famílias que precisam de uma assistência espiritual e social e estamos retomando o grupo de teatro, dando  oportunidade aos nossos jovens para poder evangelizar por meio da arte.

Retomamos o grupo conviver que trabalha a arte com pessoas idosas, dando-lhes oportunidades de ocuparem o tempo com o artesanato, e assim poder manter uma vida mais saudável, tanto espiritual quanto social, aprendendo novas técnicas de pinturas, bordados e etc.

Iremos formar o grupo de jovens com o intuito de trabalhar o setor juventude, dinamizando-os para a formação espiritual, moral e ética dos valores cristãos, além de outras pastorais que fazem parte do nosso projeto.

Realizamos com muito entusiasmo e animação a festa do Divino Espírito Santo, onde contamos com participação de pessoas da cidade e também de cidades circunvizinhas.

Estamos articulando as comunidades para fazer o nosso planejamento pastoral, com todos os representantes das comunidades, inclusive, para recebermos a visita do nosso pastor diocesano (Bispo) Dom Cesar, no segundo semestre deste ano. O mesmo fará visitas pastorais durante oito dias a comunidade Sitiomantense, realizando encontros com as autoridades e  entidades vigentes deste município,

Estamos também em campanha para a construção do centro comunitário que servirá para os eventos religiosos e civis. Uma obra que vai beneficiar a nossa cidade.  Assim, confiante na graça abundante divina, estamos contando com a participação de muita gente de fé e boa vontade em Sítio do Mato para que o nosso sonho de termos uma Igreja mais forte , atuante e dinâmica e auto-sustentável, seja uma realidade.

Por fim, deixo a programação da nossa Paróquia:


  • Missa aos domingos ás 19h30min .

  • Missa das crianças no primeiro sábado de cada mês.

  • Missa dedicada ao apostolado da oração na primeira sexta feira do mês.

  • Missa na Igreja de são Francisco, segundo sábado do mês.

  • Terço dos homens que reúnem sempre durante a semana para a meditação do terço.

  • Grupo de oração da renovação carismática católica.

  • Grupo de liturgia.

  • Grupo de teatro e outros que estão sempre reunindo durante a semana.

    Padre Jackson

3 Comentários »

  1. valdeno 8 de junho de 2012 às 1:12 - Responder

    que a cumunidade religiosa de sitio do mato possa se fortalecer cada vez mais e assim contribuindo com os valores culturais e religiosos de nosso municipio.

  2. Renilda 8 de junho de 2012 às 12:51 - Responder

    Lembramos também, da catequese das crianças e adolescentes, que, nos encontramos todos os sábados na escola Professor Avelino Nunes Rodrigues à partir das 9 horas da manhã e convidamos quem ainda não fez a 1ª eucaristia para participar, temos o grupo de preparação para a crisma, o grupo da perseverança e a catequese de crianças à partir dos 5 anos de idade.

  3. gilvan martins de freitas 12 de junho de 2012 às 1:39 - Responder

    que maravilha saber que que nassa igreja esta passando por um novo tempo.eu sou sitiomatese e tenho orgulho de saber de todas as mudanças que estão ocorrendo na minha cidade do coração,por meio deste blog.estou a mais de deis anos longe da minha terra e morro de saúdades de tudo,prinsipalmente dos maviventos na igreja e todas as comunidades.
    gostaria de resceber sempre, todas as noticias
    por meio do mesmo. assim!!gilvan martins

Deixar uma Resposta »